sábado, 15 de agosto de 2009

Uma entrevista com Karl Marx - muito interessante!


Por Anônimo




Uma simulação de entrevista com Karl Marx mostrando um pouco do que ele diria se estivesse vivo hoje e contando um pouquinho de sua vida, essa parte é verídica e as outras parte são resultados de sua filosofia nefasta.


Parece se aborrecer um pouco com seus seguidores reclamando a exploração de suas idéias para outros fins.


Divirtam-se...


ML: Aonde e em que ano o senhor nasceu?


Marx: Em Tréves, em 1818.


ML: Gostaria de falar sobre seus pais?


Marx: Preferia não falar. Meu pai era um advogado judeuconvertido ao luteranismo, que queria que eu seguissea carreira jurídica para a qual não tinha vocação. Ele implicava com meu gosto pela poesia. Dizia que não queriame ver transformado num poetinha qualquer. Minha mãevivia me dizendo que em vez de ficar escrevendo o Capitaleu devia conseguir algum para mim. Ambos me aborreciamcom seus sermões sobre minha vida boêmia em Bonn, quando eu, ainda jovem, gastava um dinheirão e tomava pileques homéricos. Achava-os muito burgueses. Hoje entendo que as mães têm sempre razão.


ML: O senhor teve um grande amigo, Engels.


Marx: De fato, Engels muito me ajudou. Fez vários artigos que eu assinava quando escrevia no New York Daily Tribune,escreveu obras comigo, me auxiliou financeiramente inúmeras vezes. Um amigão sem o qual teria morrido de fome com minha família, e que andei depois escorraçando, masno final nos entendemos apesar dele ter ficado muito magoado.


ML: E sua esposa?


Marx: Chamava-se Jenny UMA ENTREVISTA COM KARL MARX Von Westphalen e era de família nobre. Uma santa. Suportou nossa vida miserável, porque eu não trabalhava, sem se queixar. Dois dos nossos filhose uma filha morreram porque eu não tinha recursos paratratá-los, e a Jenny agüentou firme.


ML: Mas esse devotamento de Jenny não o impediu de ter uma filha com a governanta Helena.


Marx: Prefiro não falar sobre o assunto.


ML: Então me fale sobre suas idéias. Resuma seu pensamento sobre religião.


Marx: a religião é o ópio do povo e eu sou ateu.


ML: O senhor dizia que a colonização dos países do Terceiro Mundo era a condição fundamental para a criação do capitalismo de onde sairia um proletariado revolucionário, continua achando isso?


Marx: Como sabe a professora, a teoria na prática é outra. Assim, deu tudo errado. Previ o capitalismo plenamentedesenvolvido para a Alemanha e a Inglaterra, o socialismosaiu na Rússia e aí, danou-se. Quanto ao capitalismo dos “boas vidas” é um arremedo, seu projeto de socialismopossui teor medieval, não têm propostas concretas e suas revoluções só servem para que tiranetes se locupletem no poder. Estou desencantado. Para culminar, o capitalismo vive superando suas crises e tornou-se algo diferentedaquele do meu tempo. Chamam a isso de neoliberalismo.Vejo marxistas triviais, repetindo palavras de ordem. Eles não conhecem minhas obras e assim sua ideologia é indigente. Aliás, sempre disse para Engels que eu não sou marxista. Para piorar, os chamados marxistas são intelectuais burgueses, que aqui em São Paulo comem no Fazano. Já o proletariado não quer saber de mim, mas de melhorar de vida, como aliás aconteceu.


ML: O senhor é contra a globalização?


Marx: Como poderia ser se escrevi no final do “Manifestodo Partido Comunista : “Proletários de todo o mundo,uni-vos”?

ML: Bem, agradecendo a honra desta entrevista, gostariaque deixasse suas palavras finais para a esquerda global.


Marx: Jamais a ignorância serviu a alguém.


Nenhum comentário: