terça-feira, 20 de dezembro de 2011

Capistrano: A Coreia do Norte e o anticomunismo doentio da mídia



Por Antonio Capistrano

Site PC do B

Todas as informações que a grande mídia transmite sobre a Coreia do Norte vêm com uma forte tendência capciosa, a ideia que ela passa é de um país faminto, sem liberdade, governado por um tirano que come criancinhas e massacra o seu povo.

Mas, afinal de contas que país é este? Será que a nossa juventude, os estudantes, os professores, os jornalistas, o cidadão comum conhecem realmente a história da Coreia do Norte? Sabem da luta heroica do povo coreano pela sua autodeterminação? Como era a Coreia do Norte, antes da sua independência?

A Coreia do Norte está localizada na península Coreana, no leste da Ásia, faz fronteira com a China e com a Coreia do Sul, portando um ponto de grande interesse estratégico para geopolítica norte-americana de supremacia mundial.

Então vamos fazer um pouco de história e lembrar como se deu o surgimento desse país tão castigo por uma mídia que tem interesse em desqualificar governos que não esteja dentro da área de influência do mundo capitalista.

O povo coreano vive naquela região desde os primórdios da humanidade, enfrentou invasores diversos, principalmente japoneses e chineses, mas sempre resistiu com muita força qualquer tipo de domínio.

Com o fim da Segunda Guerra Mundial e a derrota do Japão (1945) a península coreana foi palco de uma grande disputa entre as potências mundiais. Antes da 2º guerra mundial e durante anos a região já era muito cobiçada, o Japão dominava e ocupava toda península Coreana. Os guerrilheiros que lutavam pela independência do país sob o comando do líder Kim II Sung expulsam as forças japonesas e iniciam a construção de um novo país que se chamaria Coreia. O mundo estava vivendo o início da Guerra Fria, havia uma luta pela hegemonia da área entre as duas potências, União Soviética, líder do bloco comunista e os Estados Unidos, líder do bloco capitalista.

Sendo a península Coreana uma área de grande valor estratégico, ali vai se travar uma ferrenha batalha, tendo como resultado à divisão da Coreia em duas partes, uma ao norte do paralelo 38 – a Coreia do Norte e a outra ao sul, ficando conhecida como Coreia do Sul. A Coreia do Norte sob a proteção da União Soviética e a Coreia do Sul sob o comando dos Estados Unidos. Ali se dar o primeiro grande embate entre as duas potências do mundo pós-guerra, a famosa guerra da Coreia.

O governo de Kim II Sung, em 1946, inicia o processo de mudanças estruturais que irá permitir o desenvolvimento pleno do país. Uma das primeiras medidas do governo comunista foi à lei de reforma agrária (1945) abolindo a propriedade privada da terra, naquela época ainda feudal.

O governo iniciou uma campanha de alfabetização em todo o país acabando com o analfabetismo, proclamou a igualdade entre os sexos, nacionalizou as grandes indústrias, os bancos, os transportes e as telecomunicações. Deu ao país as condições estruturais de desenvolvimento com inclusão da maioria da classe trabalhadora que até aquele momento vivia em condições semifeudais, era o surgimento de um novo país, fora do controle do mundo capitalista.

Claro que essas transformações não interessavam aos norte-americanos, só um conflito armado poderia interromper o processo de desenvolvimento da Nova Coreia. É aí que começa a famosa guerra da Coreia. Essa guerra tem dois objetivos: atender os interesses da indústria bélica norte-americana e não permitir o desenvolvimento de um novo país socialista na Ásia. A guerra vai tirar os recursos que seriam destinados ao desenvolvimento geral do país, agora destinado ao fortalecimento da sua defesa. A ajuda da União Soviética e da China eram limitados, esses dois países estavam se recuperando dos estragos da guerra. A União Soviética dos estragos causados pela invasão do seu território pelas tropas nazistas. A China iniciava a construção de um novo país, resultado da grande revolução (1949) sob a liderança de Mao Tsé Tung.

Por outro lado os Estados Unidos investia pesado no lado sul da península, bilhões de dólares são investidos em infraestrutura, na educação e em tecnologia, tudo sob a batuta das forças armadas norte-americana, com o objetivo de criar uma ponta de lança ianque na Ásia.

A guerra da Coreia é uma guerra sangrenta, duram cinco longos anos e vai impedir que a Coreia seja um único país e se transforme em um exemplo de superação do atraso sem o atrelamento a interesses estrangeiros.

Mesmo com o armistício, não foi um tratado de paz, assinado em 1953 as duas Coreias continuam até hoje em estado beligerante. É o interesse dos Estados Unidos, ele dar o suporte financeiro a Coreia do Sul, mantém suas bases militares com mais de 30 mil soldados no território sul-coreano e mantém o clima de tensão.

Mas, com todas as dificuldades, mesmo após o fim da União Soviética, a Coreia do Norte se mantém firme nos seus propósitos que são: a defesa da sua autodeterminação e a construção de um estado socialista e democrático. O anticomunismo doentio da grande mídia continua, os interesses ianques dificultam, mas, não impede o caminhar da Coreia do Norte rumo ao socialismo.

Leia Aqui

2 comentários:

Mauricio disse...

SE O COMUNISMO É TÃO BOM ASSIM, PORQUE NÃO VAI VIVER EM CUBA OU NA CORÉIA DO NORTE?

Dhanylo disse...

Mauríco, se o capitalismo é tão bom assim porque não vai viver nos estados unidos ou no japão